Atividade de estudos e investigação sobre o sistema de numeração posicional na formação de professores dos anos iniciais<br>

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p274-288

Palavras-chave:

Atividade de Estudos e Investigação, Formação de Professores, Sistema de Numeração Posicional, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

O referido trabalho trata de uma pesquisa empírica no âmbito da formação de professores dos anos iniciais e tem como metodologia a Atividade de Estudos e Investigação (AEI), um dispositivo didático que tem sido utilizado como metodologia de pesquisa no processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na didática da matemática no âmbito da formação de professores. O precursor desta metodologia foi Yves Chevallard com a Teoria Antropológica do Didático (TAD). A proposta do AEI será por meio do Sistema de Numeração Posicional (SNP) na formação inicial de professores, esse conteúdo matemático tem suma importância na Educação Básica, principalmente nos anos iniciais. O trabalho apresenta o SNP como um problema concreto que pode ser desenvolvido a partir de atividades concretas. Ressaltamos também que o AEI é uma metodologia capaz de (re) construir conceitos matemáticos na formação de professores.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Soares do Rêgo Ferreira, UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2017), Mestra em Educação Matemática (2012-2014), graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela UNAMA (Universidade da Amazônia - 2000), especialista em Educação Matemática pela UFPA (Universidade Federal do Pará - 2001), curso MBA Corporativo em formação avançada de consultores em finanças pela FACI (Faculdade Ideal - 2009). Exerceu a função de professora titular no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA - 2005 a 2009), Professora efetiva na Rede Estadual de Ensino (SEDUC-PA), professora substituta na Universidade Federal do Pará (UFPA), Formadora de Professores da Educação Básica do Programa Federal de Formação Docentes, faz parte do grupo de pesquisa GEDIM. Desenvolve pesquisa na linha da Didática da Matemática

 

José Messildo Viana Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Graduado em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA 1998); com Aperfeiçoamento em Informática Educativa (UEPA, 1999); Especialização em Educação Matemática (UEPA, 2000); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2007) e Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores das Séries Iniciais.

Renato Borges Guerra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas desde sua fundação em 2002 e do Programa de Pós-Graduação da Rede de Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: didática da matemática, formação de professores

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular

Comum: BNCC-APRESENTAÇÃO. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/BNCC-APRESENTACAO.pdf .

Acesso em: 07 de Abr. 2018

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique. 1991.

CHEVALLARD, Y. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques, Vol 19, nº 2, pp. 221-266, 1999.

CHEVALLARD, Y.; CIRADE, G. Pour une formation professionnelle d’université: éléments d’une problématique de rupture. Recherche et formation, Paris, n. 60, p. 51-62, mayo 2009.

BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In. Didática da Matemática: Reflexões Psicológicas. Org. PARRA, C; SAIZ, I. Editora Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

_____________. La TAD face au professeur de mathématiques. 2009. Disponível em:

http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=162 . Acesso em: 24 abr.

CARVALHO, M. Pedagogia e os Conteúdos Matemáticos: a Formação do Professor

dos Anos Iniciais e Educação Infantil. In Anais do IX ENEM. Belo Horizonte-MG, 2007.

CENCI, D.; BECKER , M. L. R.; MACKEDANZ, L. F. Produções Acadêmicas sobre o. Ensino do Sistema de Numeração Decimal: O Estado da Arte. Revista de Divulgação. Cientíca em Ciências Exatas e Tecnológicas PORANDU Vol. 1, n. 1, p.29-41, 2015.

CORDEIRO R. M. A. ; GOMES C. R. A.. Formação de Professores para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um Estudo de Caso da Licenciatura em Pedagogia. In Anais do X ENEM, Salvador-BA, 2010.

CURI, E. A Formação Matemática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental face às Novas Demandas Brasileiras. In VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife-PE, 2004.

FERNANDES, V. M. J. Revelações na Formação Inicial de Professores para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In Anais do XI ENEM. Curitiba-PR, 2013.

NASCIMENTO, J. C. P. Grupos Colaborativos na Formação do Professor para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Vivência com Alunos do Curso de Pedagogia no Âmbito do Programa Observatório da Educação. In Anais do XI ENEM, Curitiba-PR, 2013.

SANTALÓ, L.A. Matemática para não-matemáticos. In. Didática da Matemática: Reflexões Psicológicas. Org. PARRA, C; SAIZ, I. Editora Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SIERRA, A. D. Lo matemático en el diseño y analisis de organizaciones didácticas: los sistemas de numeración y la medida de magnitudes. (Tese de doutorado). Universidad Complutense de Madrid - Facultad de Educación, Departamento de Diáctica y Organización Escolar, Madrid 2006.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.