Mapeando o Campo Conceitual da função afim: primeiros passos<br>Mapping the Conceptual Field of linear function: first steps

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p193-204

Palavras-chave:

Didática da Matemática. Campo Conceitual. Funções.

Resumo

Para o desenvolvimento este trabalho, partimos do pressuposto que um conceito não pode ser estudado e compreendido isoladamente por meio de uma única situação. Ao contrário, defendemos que são necessárias diferentes situações, diversos conceitos, símbolos, propriedades e teoremas interligados a um mesmo conceito formando um campo conceitual. Nesse sentido, fundamentado na teoria dos Campos Conceituais o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática - GEPEDiMa que congrega pesquisadores de diferentes universidades estaduais do Paraná, vem desenvolvendo pesquisas com o propósito de explicitar o Campo Conceitual das Funções tais como identificar e classificar situações matemáticas presentes no Campo Conceitual das funções e conhecimentos mobilizados por sujeitos de diferentes idades e níveis de escolaridade quando resolvem situações problemas referentes a este campo conceitual  com vistas a “mapear” o processo de construção do conceito de função. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns dos primeiros resultados obtidos pelas investigações realizadas pelo GEPeDiMa.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora pesquisadora Senior do PPGECEM/UNIOESTE e do PRPGEM/UNESPAR

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1998.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: Matemática. Brasília, 2017.

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1984.

DOUADY, Régine. Jeux de cadres et dialectique outil-objet. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble : La Pensée Sauvage, vol. 7, n. 2, pp. 5 a 31, 1986.

FRANCHI, A. Considerações sobre a teoria dos campos conceituais. In: MACHADO, S. D. A. (org.) Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. São Paulo: EDUC, 2008.

MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais, o ensino de Ciências e a pesquisa nesta área. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2004.

NOGUEIRA, C.M.I. Construindo o conceito de funções. In: RAMOS, A.S.; REJANI, F.C. Teoria e Prática de Funções. Maringá: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância, 2014. 121 p.

OLIVEIRA, N. de. Conceito de função: uma abordagem do processo ensino-aprendizagem. Dissertação Mestrado. PUC/SP, São Paulo, 1997.

OLIVEIRA, C. A. V. Relações lógicas estabelecidas por alunos de uma quarta série do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. PUC/SP, São Paulo, 2004.

PARANÁ, Diretrizes Curriculares de Matemática para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio: Matemática – Curitiba: SEED, 2008, 50p.

PAVAN, L. R. A Mobilização das Ideias Básicas do Conceito de Função por crianças da 4ª série do Ensino Fundamental em Situações-Problema de Estruturas Aditivas e/ou Multiplicativas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciências e o Ensino de Matemática – PCM. UEM, Maringá, 2010.

RÊGO, R. G. Um estudo sobre a construção do conceito de função. Tese de Doutorado.

UFRN, Natal, 2000.

REZENDE, V. Conhecimentos sobre números irracionais mobilizados por alunos brasileiros e franceses: um estudo com alunos concluintes de três níveis de ensino. (Tese de doutorado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

RORATTO, C. A história da matemática como estratégia para o alcance da aprendizagem significativa do conceito de função. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciências e o Ensino de Matemática – PCM. UEM, Maringá, 2009.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherche en Didactique des Mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage, vol. 10, n. 2.3, pp. 133 a 170, 1990.

VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais. CRS e Université René Descartes

Palestra proferida no I Seminário Internacional de Educação Matemática, UFRJ, Porto Alegre, 1993.

TELES, R. A. M., BELLEMAIN, P. M. B. Fórmulas de área para otimização: um olhar sob a ótica das imbricações entre campos conceituais. Educação Matemática em Revista (São Paulo). , v.31, p.4 - 13, 2013.

TINOCO, L. A. A. Construindo o conceito de Função. Rio de Janeiro, Projeto Fundão, 2002.

TINOCO, L. TINOCO, L. A. A et al. Caminhos da álgebra na escola básica. In: Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 6, 2008, Rio de Janeiro, Anais.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.