A influência da forma de apresentação dos enunciados no desempenho de alunos surdos na resolução de problemas de estruturas aditivas<br>The influence of the form of presentation of utterances on the performance of deaf students in solving problems of additive structures

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p110-120

Palavras-chave:

Ensino de Matemática para surdos. Problemas de Estruturas Aditivas. Teoria dos Campos Conceituais. Experiência visual.

Resumo

Este artigo relata resultados de um Estudo de Caso em que nove alunos surdos e um ouvinte resolveram nove problemas de estruturas aditivas, divididos igualmente em três blocos, um para problemas de Composição, um para os de Transformação e um de Comparação, segundo o estabelecido pela Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Os problemas diferiam quanto à apresentação: o primeiro se restringia apenas ao enunciado escrito, o segundo recebia um diagrama e o terceiro uma ilustração. O objetivo principal da investigação foi identificar qual a preferência dos surdos no que se refere à forma de apresentação dos enunciados. Os resultados apontaram que o aspecto visual é determinante para a compreensão dos enunciados de problemas de Matemática pelos surdos e permitiram também identificar que os sujeitos tiveram desempenho similar ao de crianças ouvintes, considerando-se idade, nível de escolaridade e hierarquia de dificuldades dos problemas.

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Biografia do Autor

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora pesquisadora Senior do PPGECEM/UNIOESTE e do PRPGEM/UNESPAR

Beatriz Ignatius Nogueira, Universidade federal do Paraná - Setor Palotina

Departamento de Sociais e Humanas

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.