Elementos do processo evolutivo do conceito das funções seno e cosseno: contribuições para uma razão de ser na construção de um PEP<br>Elements of the evolutionary process of the concept of sine and cosine functions: contributions to a reason to be in the construction of a PEP

Autores

  • Eliane Santana de Souza Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA https://orcid.org/0000-0003-3981-1620
  • Luiz Marcio Santos Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p529-543

Palavras-chave:

Funções seno e cosseno. Razão de ser. Didática da Matemática. Percurso de estudo e pesquisa.

Resumo

As funções seno e cosseno são consideradas como um dos conteúdos de difícil entendimento. Desse modo, fomos em busca na história, de elementos que nos permitissem compreender o processo evolutivo das funções seno e cosseno, e detectar possíveis incompletudes que possa ter influenciado o ensino e aprendizagem atual desses conceitos. Realizamos uma análise bibliográfica com o objetivo de construir nossa revisão histórica, e compreender fatores determinantes na evolução do conceito das funções seno e cosseno. E baseado nesses estudos, notamos - durante todo o processo evolutivo do campo da trigonometria - a existência de técnicas que venha evoluir com o passar dos tempos, mostrando uma ligação forte com a astronomia, bem como a existência da razão de ser social, em especial, no período da pré-história e Idade Antiga, pois a partir da Idade Média até a Idade Moderna começaram a prevalecer com maior ênfase as razões matemáticas. Esse fato pode ter influenciado na perda da razão ser social no ensino das funções seno e cosseno. Destarte, a partir dos resultados da análise, ressaltamos a importância em desenvolver um PEP que pode se apoiar em Questões Sócio-científicas-QSC, com intuito de resgatar o ensino das funções seno e cosseno com a razão de ser social integrando não apenas o conhecimento científico, mas conhecimentos éticos e sociais.

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.