Erros e obstáculos em torno dos objetos ostensivos de taxas de variação: autoanalises dos discentes da engenharia civil do IFBA – Eunápolis<br>Errors and obstacles around ostentatious objects of variation rates: self-analysis of IFBA civil engineering students - Eunápolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p485-497

Palavras-chave:

Erros e Obstáculos, Registros Semióticos, Taxas de Variação, Ostensivos e Não-ostensivos.

Resumo

Este trabalho traz a análise de erros e obstáculos como proposta de aprendizagem de objetos matemáticos referentes ao Cálculo Diferencial e Integral I. O objetivo principal é investigar e analisar os erros e obstáculos, detectando sua alocação junto aos registros de representação semiótica (Duval, 2011), através da autoanalise do estudante, para turmas do Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Eunápolis, nos anos letivos de 2016 e 2017, em relação a sua aprendizagem dos objetos ostensivos e não-ostensivos de taxas de variação e relacionadas para funções com uma variável real. Se baseando nas análises das produções escritas dos estudantes, ancoradas em uma categorização prévia de erros indicada pelo docente dessa disciplina, e utilizando uma abordagem quanti-qualitativa, foi possível verificar as dificuldades que os discentes encontravam relativas aos erros e obstáculos, bem como classifica-los nos registros semióticos, e elencar os objetos ostensivos e não-ostensivos, com vistas a interferências futuras, no trabalho de doutoramento que pretende investigar o uso de tecnologias digitais, em relação aos problemas de taxas de variação e relacionadas. Por fim trazemos nas conclusões, os resultados positivos proporcionados pela metodologia, bem como a visão discente desse processo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celso Eduardo Brito, IFBA campus Eunápolis

Professor Doutor de Matemática do IFBA campus Eunápolis.

Luiz Marcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Matemática(UFBA/UCSAL), Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior(EEAB), Mestre(UJF-França) e Doutor (UM2-França) em Didática das Ciências e Matemática. Atualmente é Professor Adjunto, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia-UFBA. é Coodenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. É pesquisador visitante da Faculté d?Éducation de l?Université Montpellier 2 (Laboratoire Interdisciplinaire de Recherche en Didactique, Éducation & Formation?LIRDEF). É sócio da Association pour la Recherche en Didactique des Mathématiques (ARDM) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), é também Tesoureiro e sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias - NIPEDICMT. Tem experiência na área de Environnement Informatique d'Apprentissage Humain (EIAH) e Educação Matemática, com ênfase em Formação de professores e Didática da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e prática dos professores, em particular os que lecionam Matemática, pesquisa e desenvolvimento de situações didáticas para o ensino das ciências, análise transpositiva de práticas de professores, Teoria Antropológica do Didático-TAD, Jogos sérios, pesquisa e desenvolvimento de situações didáticas com enfase nos sotwares Cabri-Géomètre, Geogebra e Maple.

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

BITTAR, M. KASPARY, D. Ostensivos como instrumento no estudo das operações de

Adição e de subtração dos números naturais. Actas del VII CIBEM. p. 1424 – 1434, 2013;

BOSH, M. CHEVALLARD,Y. La sensibilité de l’activeté mathématique aux ostensifs. Objet d’estude et problematique. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble:La Pensé Sauvage-Éditions, v.19, n°1, 1 - 37. 1999.

DUVAL, R. Ver e ensinar matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semióticas. Tradução: Marlene Alves Dias. 1 ed. São Paulo: PROEM, 2011;

HENRIQUES, A. ALMOULOUD, S. A. Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 2, p. 465-487, 2016.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.