Teses em Didática da Matemática: praxeologia<br>Thesis in didactics of mathematics: praxeology

Autores

  • Marluce Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia – UNEB Departamento de Educação Colegiado de Matemática Rua do Bom Conselho, 179, Bairro Alves de Souza Paulo Afonso – Bahia - Brasil / CEP 48.609 - 999 Telefone: +55 (75) 3281 – 4624 https://orcid.org/0000-0002-5935-5901

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p604-617

Palavras-chave:

Praxeologia, Didática da Matemática, Revisão Sistemática Integrativa.

Resumo

O texto dedica-se a apresentar as praxeologias devolvidas nas pesquisas de doutorado no ano de 2017, nos cursos de Pós-Graduação do Brasil. O objetivo é identificar as implicações para o ensino e para a pesquisa bem como suas articulações com as
Teorias da Didática da Matemática. Para este fim, foi utilizado como método a Revisão Sistemática Integrativa para evidenciar as práticas e sumarizar a produção cientifica a ponto de fornecer conhecimento amplo sobre o tema. Conclui-se que para identificar as implicações para o ensino e pesquisa é importante discernir sobre o papel e a importância da discussão epistemológica no processo de pesquisa que revela seu
caráter reflexivo, como vigilância interna da ciência sobre seus procedimentos e resultados.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia – UNEB Departamento de Educação Colegiado de Matemática Rua do Bom Conselho, 179, Bairro Alves de Souza Paulo Afonso – Bahia - Brasil / CEP 48.609 - 999 Telefone: +55 (75) 3281 – 4624

Doutor e Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Educação Matemática pela Universidade Católica do Salvador. Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia. Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu. Experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: - metodologia do ensino da matemática, - modelagem matemática, - didática da matemática, - formação de professores, - ensino de matemática, - educação a distância, - metodologia da pesquisa. Nos cursos de Ciências Contábeis e Administração experiência com matemática financeira. No curso de Pedagogia experiência com metodologia do ensino da matemática e estatística aplicada à educação. Experiência com Educação a Distância, com modelagem matemática e trabalho de conclusão de curso na licenciatura em matemática.

Referências

ALMOULOUD, S.A., COUTINHO, C.Q.S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd 1. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 3. (6), p.62-77, UFSC: 2008. Disponível em:

http://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=06dXr0AAAAAJ&citation_for_view=06dXr0AAAAAJ:9yKSN-GCB0IC. Acesso em: 08.02.2014.

BOSCH, M et al. (eds.) Un panorama de la TAD. An overview of ATD. CRM Documents, vol 10, Centre de Recerca Matemàtica, Barcelona: Spain, 2012.

BROUSSEAU, G. Theory of didactial situations in mathematics - Didactique des mathématiques, 1970-1990. Kluwer: New York, 2002

D’AMORE B., GODINO D.J. Punti di vista antropologico ed ontosemiotico in Didattica della Matematica. La matematica e la sua didattica, 2006, 1, 9-38.

STEINER, H.-G. Philosophical and epistemological aspects of mathematics and their interaction with theory and practice in mathematics education. Quebec, Canadá. For the Learning of Mathematics, V. 7(1), pp. 7–13. 1987

STEINER, H-G. Theory of Mathematics Education (TME): an introduction. Quebec, Canadá. For the Learning of Mathematics, V. 5 (2), pp. 11-17. 1985

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.