Teses em Didática da Matemática: praxeologia
Thesis in didactics of mathematics: praxeology

Marluce Alves dos Santos

Resumo


O texto dedica-se a apresentar as praxeologias devolvidas nas pesquisas de doutorado no ano de 2017, nos cursos de Pós-Graduação do Brasil. O objetivo é identificar as implicações para o ensino e para a pesquisa bem como suas articulações com as
Teorias da Didática da Matemática. Para este fim, foi utilizado como método a Revisão Sistemática Integrativa para evidenciar as práticas e sumarizar a produção cientifica a ponto de fornecer conhecimento amplo sobre o tema. Conclui-se que para identificar as implicações para o ensino e pesquisa é importante discernir sobre o papel e a importância da discussão epistemológica no processo de pesquisa que revela seu
caráter reflexivo, como vigilância interna da ciência sobre seus procedimentos e resultados.

Palavras-chave


Praxeologia; Didática da Matemática; Revisão Sistemática Integrativa.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMOULOUD, S.A., COUTINHO, C.Q.S. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd 1. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 3. (6), p.62-77, UFSC: 2008. Disponível em:

http://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt-BR&user=06dXr0AAAAAJ&citation_for_view=06dXr0AAAAAJ:9yKSN-GCB0IC. Acesso em: 08.02.2014.

BOSCH, M et al. (eds.) Un panorama de la TAD. An overview of ATD. CRM Documents, vol 10, Centre de Recerca Matemàtica, Barcelona: Spain, 2012.

BROUSSEAU, G. Theory of didactial situations in mathematics - Didactique des mathématiques, 1970-1990. Kluwer: New York, 2002

D’AMORE B., GODINO D.J. Punti di vista antropologico ed ontosemiotico in Didattica della Matematica. La matematica e la sua didattica, 2006, 1, 9-38.

STEINER, H.-G. Philosophical and epistemological aspects of mathematics and their interaction with theory and practice in mathematics education. Quebec, Canadá. For the Learning of Mathematics, V. 7(1), pp. 7–13. 1987

STEINER, H-G. Theory of Mathematics Education (TME): an introduction. Quebec, Canadá. For the Learning of Mathematics, V. 5 (2), pp. 11-17. 1985




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p604-617

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA