Pesquisa sobre a viabilidade da proposta de uma Atividade baseada em um Processo de Criação do Aluno (APCA)<br>>Research on the viability of proposing an Activity based on a Student Creation Process (ASCP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p428-444

Palavras-chave:

Processo de Criação do Aluno, Teoria das Situações Didáticas, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Este trabalho refere-se ao estudo e pesquisa sobre a viabilidade de uma Atividade baseada em um Processo de Criação do Aluno (APCA) que visa investigar se o aluno, após se apropriar do saber, é capaz de criar o seu próprio problema e, encontrar soluções para o mesmo. Este estudo e pesquisa envolve a análise desta atividade à luz da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A partir da TSD, investigou-se as situações didáticas que este tipo de atividade proporciona e, as interações entre aluno, professor e o meio. Através da TAD, analisamos as praxeologias da atividade matemática proposta. Os resultados mostraram que a APCA proporciona o desenvolvimento de habilidades como criatividade, inovação e pesquisa em um processo de mobilização do saber matemático, fundamental para a aprendizagem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Teodora Pinheiro Figueroa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco

Professora do Departamento de Matemática (DAMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco (UTFPR-PB)

 

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutor em Mathematiques et Applications pela Universite de Rennes França, Vice Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP

Referências

ALMOULOUD, S, A. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007

ARAUJO, A.J. O Ensino de Álgebra no Brasil e na França: Um Estudo Sobre o Ensino de Equações do 1. Grau à Luz da Teoria Antropológica do Didático. (Tese de Doutorado). UFPE, 2009.

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 9, n. 3, p. 281-308, 1988.

BARBOSA, M.S.S. O papel da escola: Obstáculos e desafios para uma educação transformadora. (Dissertação de Mestrado). UFRGS, 2004.

D.G.Zill, M.R. Cullen. Equações Diferenciais. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008,

p. 70.

DULLIUS, M.M.;VEIT, E.A.; ARAUJO, I.S. Dificuldades dos Alunos na Aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.2, p.207-228, 2013.

MORÁN, J. Mudando A Educação com Metodologias Ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens,. Org. SOUZA, C.A.; MORALES, O.E.T, UEPG/PROEXT, 20015, vol.11, p.15.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.