SABERES SOBRE A DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.

Viviane Rocha Costa Cardim, Regina Célia Grando

Resumo


Resumo
Nesta pesquisa investigou-se a produção de saberes sobre a docência no ensino de geometria por licenciandas em matemática, em alguns espaços formativos no interior da universidade. Nesse texto, focamos a categoria de análise: Faces do processo de aprendizagem docente: “Procuro aprender como aluna [...] e procuro ter a visão de professora”, com o objetivo de analisar em que medida as dinâmicas adotadas nos diferentes espaços formativos propiciaram às alunas a produção/mobilização de saberes sobre a docência. Constatou-se que a convivência de futuros professores com professores em exercício possibilitou um processo de autocrítica no contexto da formação inicial docente, em que a intersticial idade promovida pelas dinâmicas dos espaços promoveram a (re) significação de conceitos e práticas.

Abstract
We investigated the production of knowledge about teaching in the teaching of geometry for undergraduates in mathematics, in some training areas within the university. In this text, we focus on the analysis category: Faces of the learning process of teachers: "I try to learn as a student [...] and try to have a vision of teacher" in order to examine to what extent the dynamics adopted in different spaces training the students brought about the production / mobilization of knowledge about teaching. It was found that the coexistence of future teachers with teachers who work enabled a process of self-criticism in the context of initial teacher training promoted by the dynamics of space promoted the (re) meaning of concepts and practices.

Palavras-chave


Formação de professores de matemática; espaços de formação; saberes sobre a docência.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA