(RE)SIGNIFICANDO A MATEMÁTICA ESCOLAR POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA DA EJA

Jose Eduardo Neves Silva, Adair Mendes Nacarato

Resumo


O presente artigo refere-se a uma pesquisa realizada em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e teve como foco a resolução de problemas. Centra-se na análise da produção e da mobilização de saberes matemáticos pelo aluno da EJA, num ambiente de aprendizagem marcado pelo diálogo e pela aprendizagem cooperativa entre os alunos e entre estes e o professor. As atividades propostas possibilitaram a (re)significação da concepção de resolução de problemas, aproximando-a de uma perspectiva crítica. Nesse movimento de diálogo houve a produção e a mobilização de saberes sobre a matemática e a reflexão de questões mais amplas dela decorrentes. Essa metodologia revelou-se potencializadora de uma nova cultura de aula de matemática e de (re)significação da matemática escolar.

Abstract
This paper is about a research carried out in a young and adults education classroom, focusing on problem solving related to mathematics knowledge production and mobilization by students in a learning environment which is characterized by dialogical and collaborative learning among students and between students and their teacher. This environment allowed the (re)conceptualization of problems solving conception, making it closer to a critical perspective. In this dialogical setting there was the production and mobilization of mathematics knowledge as well as the reflection on broader issues related to this. Such methodology proved to be a potential driver for a new culture in mathematics lessons and for the (re)conceptualization of school mathematics.

Key words: EJA; problem solving; critical mathematics education.

Palavras-chave


EJA; resolução de problemas; educação matemática crítica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA