O ENSINO DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA: A DISCIPLINA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS

Marilene Ribeiro Resende, Silvia Dias Alcântara Machado

Resumo


O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo compreender a Teoria dos Números, como um saber a ensinar, voltado para a formação do professor de matemática da escola básica, buscando elementos e possibilidades para (re)significá-la no ensino da matemática. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental e de campo. Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores e pesquisadores em Teoria dos Números ou em Educação Matemática. O estudo permitiu concluir que o ensino da Teoria Elementar dos Números deve ser mais enfatizado nos cursos de Licenciatura em Matemática, porque, ao tratar dos números inteiros, consitui-se em espaço propício para o desenvolvimento de habilidades e de ideias matemáticas relevantes.

Palavras-chave


Ensino da Teoria dos Números; Formação de Professores de Matemática; Educação Algébrica

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA