Engenharia Didática para a exploração didática da tecnologia no ensino no caso da Regra de L`Hopital

Francisco Regis Vieira Alves, Herminio Borges Neto

Resumo


Neste estudo, apresenta-se uma Engenharia Didática – ED (ARTIGUE, 1995a, 1995b) com o tema envolvendo situações de ensino com o tema da regra de L´Hopital, num contexto da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE. A fase de experimentação da ED é apoiada nos pressupostos da metodologia de ensino nominada Sequência Fedathi. Deste modo, produziu-se um clima de investigação em duas atividades, com a participação de 4 duplas de alunos, nas quais, o uso do software Geogebra se mostrou essencial. Na etapa de análise a posteriori, destacamos: com a exploração do software, os alunos comparam os dados de natureza geométrica com os de natureza analítico-algébrica; o software possibilitou um entendimento da manifestação de indeterminação de natureza geométrica, além de evitar a aplicação automática e irrefletida da regra. 


Palavras-chave


Engenharia Didática; Regra de L´Hopital; Geogebra.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA