Políticas Editoriais

Foco e Escopo

 

  specialist é uma publicação semestral aberta a colaboradores de todas as partes do país e do exterior interessados em questões relativas a diferentes áreas das linguagens em Linguística Aplicada. Inclui em suas áreas de interesse: abordagens teóricas e aplicadas ao ensino-aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras; formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas; análise do discurso; interação em sala de aula; análise de gêneros linguísticos; linguística de corpus; educação a distância; tecnologia digital e ensino-aprendizagem de línguas; línguas para fins específicos; relatos de experiência docente sistematizada. Publica, também, debates e cartas dos leitores, reservando-se o direito de encerrar um debate, quando julgar oportuno. As línguas aceitas para publicação são: inglês, português, francês e espanhol. Todos os trabalhos devem ter resumos em português e em inglês. Aceita somente contribuições inéditas, que não estejam sendo submetidas ao mesmo tempo para outra publicação. As resenhas serão normalmente encomendadas, a partir de sugestões dos conselhos consultivo e editorial.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Section I - Theoretical Issues

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Section II - Practical Applications

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos, enviados de acordo com as normas, serão submetidos à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial, que serão assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores. Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.


 

 

Periodicidade

The Especialist é uma publicação semestral que recebe artigos em fluxo contínuo.


 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

35 anos de história


 specialist (QUALIS B2) com seus mais de 37 anos de existência, é uma das primeiras revistas de Linguística Aplicada no Brasil. Ela mudou, renovou a aparência e ampliou o foco das linhas de pesquisa. Essa mudança se faz necessária diante do mundo globalizado e das novas formas de inter(ação) que alteraram o modus operandi de fazer pesquisa e de compartilhar conhecimentos. É importante renovar porque é na busca da (re)aprendizagem no campo da pesquisa e da inclusão que é possível refletir sobre “o mundo que se vive”. Assim, por ser uma revista de publicação semestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP, em conjunto com o grupo de pesquisa ILCAE - Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Escolares, recebe-se artigos e resenhasde colaboradores de todas as partes do país e do exterior, com trabalhos que versam sobre diferentes áreas das linguagens em Linguística Aplicada, tais como: abordagens teóricas e aplicadas ao ensino-aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras; formação de professores e coordenadores de programas de ensino de línguas; análise do discurso; interação em sala de aula; análise de gêneros linguísticos; linguística de corpus; educação a distância; tecnologia digital e ensino-aprendizagem de línguas; línguas para fins específicos; relatos de experiência docente sistematizada. A mudança foi necessária, todavia, o trabalho desenvolvido na revista continua sendo o do lugar de colaboração, de agência, de ação e interação, de compartilhamento entre as (super)diversas experiências que ocorrem na sociedade. 

 

Taxas

A Revista The Especialist não cobra nenhuma taxa pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou para qualquer outro tipo de conteúdo acadêmico que venha a ser veiculado pelo periódico. Todo o seu conteúdo é publicado e cedido gratuitamente.

 

Política de Acesso Livre

A revista The Especialist oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização do conhecimento.