Análise de Necessidades de Aprendizagem de Alunos de Língua Inglesa em um Curso de Letras

Keila Rocha Reis de Carvalho

Resumo


Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na área da Abordagem Línguas para Fins Específicos, com foco na língua inglesa. Tem como objetivo investigar as necessidades de aprendizagem de alunos da disciplina Língua Inglesa de um curso de Letras de uma faculdade particular da cidade de São Paulo. O trabalho teve como fundamentação teórica a Abordagem Línguas para Fins Específicos segundo Hutchinson & Waters (1987) e Dudley-Evans & St. John (1998). Para levantamento dos dados, foram utilizados questionários, os quais foram aplicados a 119 alunos do curso de graduação em Letras mencionado acima. Os dados advindos da análise das respostas dos questionários possibilitaram os seguintes resultados: o levantamento do perfil dos alunos do curso de Letras, o qual diz respeito às suas características sócio-econômico-culturais;o levantamento de suas necessidades de aprendizagem, que compreendem seus interesses, lacunas, suas preferências pedagógicas e suas expectativas em relação à língua inglesa ao final do curso. A pesquisa pretende ter dado uma contribuição original para a área de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa na perspectiva da Abordagem Línguas para fins Específicos ao mostrar resultados que podem auxiliar no preparo de material voltado para a disciplina Língua Inglesa, direcionando-o para as necessidades de alunos de cursos de Letras.

Palavras-chave


Abordagem Línguas para Fins Específi cos; Análise de Necessidades, curso de Letras; língua inglesa

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)