Avaliação de unidade didática para gênero escrito com base no conceito de gênero e sua aplicação pedagógica segundo a proposta de Ramos (2004)

Zelia Cemin Cardoso

Resumo


Este trabalho está inserido em um projeto maior – Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino-Aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico - identificado como ESPtec, e tem como objetivo apresentar as evidências de aprendizagem da proposta pedagógica de gêneros de Ramos (2004) no material elaborado por um centro de educação de nível técnico, (Centro B) que participou do projeto ESPtec. A unidade didática aqui apresentada foi desenvolvida para o trabalho com gênero escrito e foi avaliada à luz da proposta pedagógica de Ramos (2004). A fundamentação teórica para este trabalho inclui o conceito de gênero de Swales (1990), Bhatia (1993) e Martin (1984) de elaboração de material didático e principalmente a proposta pedagógica de Ramos (2004). Os resultados dessa avaliação indicam as evidências de aprendizagem dessa proposta pedagógica (Ramos, 2004) que podem ser identificadas na unidade para gênero escrito, elaborada pelo centro escolhido para esse trabalho. Os resultados apresentados podem ser relevantes para outras pesquisas que tenham como objetivo a formação de professores de inglês para fins específicos na elaboração de material didático com base em gênero e a utilização da proposta pedagógica de Ramos (2004).


Palavras-chave


Inglês para Fins Específicos, elaboração e avaliação de material didático, proposta pedagógica de implementação de gêneros.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM