Análise de textos e criação automática de atividades de leitura em inglês com corpora

José Lopes Moreira Filho

Resumo


O uso de corpora no ensino de línguas é tema recorrente em Linguística de Corpus. O processo de criação de atividades para o ensino de línguas pode ser amplamente beneficiado por meio do uso de dados da exploração de corpora e ferramentas computacionais de análise linguística. Este estudo descreve um sistema de análise de textos e criação automática de atividades de leitura em língua inglesa. Nota-se que os resultados potencializam a garantia de materiais de ensino que privilegiam a língua em uso e também fornecem análises linguísticas variadas, com menor esforço humano, para a tarefa de elaboração de atividades didáticas.


Palavras-chave


Linguística de Corpus; Ferramentas computacionais; Leitura; Ensino de Línguas.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)