As avaliações certificativas em língua francesa: um diferencial no currículo do profissional de secretariado executivo brasileiro?

Authors

  • Emili Barcellos Martins Santos Universidade de São Paulo
  • Eduardo César Pereira Souza Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a6

Keywords:

Representações sociais, Francês língua estrangeira, Avaliação certificativa, Secretariado

Abstract

No âmbito social, os estudos realizados e os diplomas obtidos são fatores considerados decisivos para a determinação de classes sociais. Neste contexto, as avaliações certificativas em língua estrangeira assumem um papel significativo, sobretudo, para aqueles indivíduos que veem na obtenção de certificações um elemento de diferenciação em seus currículos. Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as representações sociais de estudantes de graduação e de profissionais da área de secretariado executivo acerca das avaliações certificativas em língua francesa. Foram analisados os discursos de dezoito estudantes e de oito profissionais brasileiros de secretariado, obtidos por meio da aplicação de um questionário. A discussão dos resultados deste trabalho demonstra que, embora estivessem em momentos profissionais distintos, tanto os estudantes quanto os profissionais compartilhavam representações semelhantes em relação ao papel desempenhado pela avaliação certificativa no contexto secretarial, que são apresentadas e discutidas neste artigo.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Emili Barcellos Martins Santos, Universidade de São Paulo

Emili Barcellos Martins SANTOS – Ph.D in French Studies from Universidade de São Paulo (USP). M.A. in French Studies from Universidade de São Paulo. B.A. in Trilingual Secretarial Science from Universidade Federal  de Viçosa (UFV). Part-time Lecturer in French at University of Washington, Seattle, Washington, United States of America. E-mail: emilimartins@yahoo.com.br

Eduardo César Pereira Souza, Universidade Cruzeiro do Sul

Eduardo César Pereira SOUZA - M.A. Degree in Linguistics from Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Specialization Course in Portuguese and Foreign Languages Teaching Methodology from Centro Universitário UNINTER. B.A. in Secretarial Science from Universidade Federal do Amapá (Unifap); Member of the Interdisciplinary Secretarial Science Research Group (GPISEC/CNPq/UFS). E-mail: edwardsouza3@gmail.com

References

ANQUETIL, M. Pour une certification contextualisée du français dans le monde: intégrer les approches actionelles et les approches portfolio. In: HUVER, E., LJALIKOVA, A. (Org.). Évaluer en didactique des langues/cultures: continuités, tensions, ruptures. Le Français dans le monde: recherches et Applications, Paris, n. 53, p. 80-90, janv. 2013.

BONARDI, C.; ROUSSIAU, N. Les représentations sociales. Paris: Dunod, 1999.

CASTELLOTTI, V.; MOORE, D. Représentations sociales des langues et enseignement. Guide pour l´élaboration des politiques linguistiques éducatives en Europe – De la diversité linguistique à l ´education plurilingue. Étude de référence. Conseil de l´Europe, Strasourg, 2002.

HUVER, E.: LJALIKOVA, A. (Org.). Évaluer en didactique des langues/cultures: continuités, tensions, rupture. Le Français dans le monde: recherche et applications, Paris, n. 53., janv. 2013.

JODELET, D. Représentations sociales: un domaine en expansion. In: JODELET, D. Les représentations sociales. Paris: Presses Universitaires de France, 1989.

MOORE, D. (Org.). Les représentations des langues et de leur apprentissage. Références, modèles, données et méthode. Paris : Collection Crédif-Essais, Didier, 2001.

MOSCOVICI, S. Des représentations collectives aux représentations sociales: éléments pour une histoire. In: JODELET, D. Les représentations sociales. Paris: Presses Universitaires de France, 1989.

NOËL-JOTHY, F.; SAMPSONIS, B. Certifications et outils d’évaluation en FLE.

PENDANX, M. Les activités d’apprentissage en classe de langue. Paris: Hachette, 1998.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.

TAGLIANTE, C. L´évaluation et le Cadre européen commun. Paris: CLE International, 2005.

Published

2019-07-08

How to Cite

Martins Santos, E. B., & Souza, E. C. P. (2019). As avaliações certificativas em língua francesa: um diferencial no currículo do profissional de secretariado executivo brasileiro?. The ESPecialist, 40(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a6

Issue

Section

Papers