Compreendendo as Representações dos Papéis de Professores e Alunos de Inglês como Língua Estrangeira em Diferentes Contextos à Luz da Análise da Transitividade

Solange Teresinha Ricardo de Castro

Resumo


Este estudo examina as contribuições da análise da transitividade para a compreensão de como pessoas dos contextos educacional e profissional concebem os papéis de professores e alunos no processo de aprendizagem de ILE. Representações são os significados construídos sócio-historicamente na atividade lingüística das diferentes atividades práticas nas quais os indivíduos participam, nas formações sociais às quais pertencem. Os dados são de quatro corpora. Os participantes são de: uma escola de educação básica, um curso de Letras, o Departamento de Recursos Humanos de uma empresa, e um curso de Hotelaria. Os participantes dos processos, os processos e as circunstâncias foram examinados. Os resultados sugerem que a análise da transitividade é um instrumento poderoso para compreender as representações sobre ensinar e aprender em relação aos diferentes contextos.

Palavras-chave


representações; professores e alunos de ILE; análise da transitividade; Lingüística Sistêmico-Funcional

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)