O Ensino de Metáfora e o Vocabulário Utilizado em Publicidade Financeira

Mª Enriqueta Cortés de Los Ríos

Resumo


A metáfora é amplamente utilizada no discurso da propaganda financeira. Neste trabalho, pretendo mostrar como a metáfora pode ser utilizada para ajudar os alunos de inglês para negócios a aprender a linguagem figurativa utilizada para anunciar empréstimos. A unidade sobre operações bancárias é, provavelmente, uma das unidades didáticas mais relevantes de um conteúdo programático de negócios. Os bancos exigem funcionários qualificados para lidar com os muitos clientes britânicos que hoje residem na Espanha. Meu objetivo é ensinar o vocabulário referente a empréstimos a partir de um ponto de vista cognitivo. De modo a estimular a conscientização dos alunos quanto às metáforas, proponho uma análise lingüística comparando as línguas espanhola e inglesa. Também pretendo que os alunos fixem os termos relacionados a taxas de juros e amortizações de empréstimos bancários por meio do seguinte esquema cognitivo: PARA CIMA, PARA BAIXO, PARA CIMA e PARA BAIXO, PARA FRENTE e AUSÊNCIA DE MOVIMENTO. Acredito que, dessa maneira, a habilidade dos estudantes de gravar e utilizar esses termos será aprimorada. Sugerirei alguns exercícios baseados em folhetos bancários distribuídos no verão de 2001.

Palavras-chave


linguagem de propaganda; metáfora; semântica cognitiva; didática

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)