Uma Abordagem Via Gêneros Textuais para o Ensino da Habilidade de Leitura, no ‘Inglês Instrumental’

Maria Raquel Bambirra

Resumo


Este artigo visa a apresentar o trabalho desenvolvido na disciplina: ‘Inglês Instrumental’, em uma turma do curso superior de Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial do CEFET/MG, no primeiro semestre de 2005. O trabalho foi conduzido pelo viés do aporte teórico fornecido pela vertente australiana das teorias acerca de gênero textual. Os principais aspectos enfatizados foram: o construir solidário do conhecimento, a vinculação dos textos às suas funções sociais e as contribuições de Halliday acerca do conceito de língua e texto (1978) e o contexto de cultura (1989). A avaliação da aprendizagem, socializada e contínua, foi feita em sala de aula, através de várias atividades informais, geralmente realizadas em duplas, e de dois exercícios de análise textual, desenvolvidos por escrito e individualmente. Parece-me possível afirmar que os alunos sentem-se mais motivados e obtêm um maior rendimento na habilidade de leitura, em cursos de Inglês Instrumental, quando o curso é desenvolvido através do uso de uma abordagem via gêneros textuais.

Palavras-chave


gêneros textuais; contexto de cultura; Inglês Instrumental; leitura

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