Ensino-Aprendizagem de Foco na Forma: Retorno ou Recomeço?

Rejane Teixeira Vidal

Resumo


O objetivo deste ensaio é o de examinar questões de essencial importância em relação ao ensino e aprendizagem dos aspectos formais de uma língua estrangeira, notadamente do inglês como língua estrangeira ou segunda língua, assim como sugerir uma opção instrucional apoiada em teria sociocultural (Vygostky, 1978). A argumentação abrange problemas com a conceituação de termos utilizados recentemente para se referir ao foco na forma em contraste ao foco no significado; algumas opções metodológicas para se abordar aspectos lingüísticos pela perspectiva do modelo do processamento da informação como ponto de partida para a instrução; razões para a instrução-focada-na-forma; o campo da gramática; e tendências do ensino e aprendizagem dos aspectos formais da língua alvo à luz de teoria sociocultural da aprendizagem, através do conceito de “lingualização” (Swain, 2006).

Palavras-chave


instrução-focada-na-forma; opções de IFF; teoria sociocultural; lingualização

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)