O Efeito da Instrução de Estratégias de Aprendizagem no Desenvolvimento da Produção oral de Alunos de Inglês da Universidade Federal do Pará: Um Estudo de Caso

Kelly C. M. Gaignoux, Walkyria Magno e Silva

Resumo


O propósito deste estudo consiste em investigar de que forma a instrução de estratégias de aprendizagem pode promover o desenvolvimento da habilidade de produção oral. Para realizar esse estudo de caso, recorreu-se a notas de campo, questionários, entrevistas e gravações de aulas para investigar o desenvolvimento de sete alunas do 3º nível de língua inglesa do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará. Considerando que a habilidade de produção oral é a que mais preocupa a maioria dos aprendizes de língua estrangeira, esta investigação busca contribuir para um melhor entendimento acerca das questões envolvidas nessa dificuldade ao sugerir que o ensino explícito de estratégias de aprendizagem pode proporcionar resultados mais satisfatórios. Os resultados constataram mudanças no repertório de estratégias de aprendizagem utilizadas pelas participantes.

Palavras-chave


inglês como língua estrangeira; instrução; estratégias de aprendizagem; produção oral

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)