Um Percurso Didático para a Leitura de Artigo de Opinião

Niura Maria Fontana, Isabel Maria Paese Pressanto, Neires Maria Soldatelli Paviani

Resumo


Uma seqüência de leitura para o ensino superior, centrada no gênero artigo de opinião, a partir da noção de gêneros (Bakhtin, 1992, Bronckart, 2003) e de seqüências didáticas (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004), incluiu as seguintes atividades: pré-leitura (ativação de conhecimento prévio; levantamento de hipóteses); leitura (condições de produção; constituição dos sentidos do texto; estratégias de leitura); pós-leitura (relações entre texto e realidade; senso crítico). Seguiramse atividades de produção de gêneros em cadeia (artigo de opinião e gêneros relacionados), promovendo interação entre texto, leitor e autor, complementadas por reflexão metacognitiva. Aplicada a dois grupos de alunos universitários iniciantes (experimental e de controle), a seqüência apresentou resultados estatisticamente significativos no desenvolvimento da competência de leitura.

Palavras-chave


leitura; gênero discursivo; artigo de opinião; seqüência didática

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)