Letramento Visual no Ensino-Aprendizagem de Vocabulário em Língua Estrangeira

Renata Bittencourt Procópio, Patrícia Nora de Souza

Resumo


O presente trabalho objetiva investigar o uso dos recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeira a partir de uma orientação pedagógica que explore a leitura dos elementos visuais. Inicialmente, apresenta-se uma refl exão teórica que contextualiza o debate sobre o letramento visual. Uma atividade de vocabulário de um livro didático de inglês foi utilizada na coleta dos dados, que envolveu dois grupos de alunos. O primeiro grupo fez a atividade proposta pelo livro didático. O segundo grupo foi exposto à mesma atividade, porém, com algumas questões que exploram os recursos visuais. Os resultados obtidos nos testes de vocabulário apontam que, na condição comparativa, o segundo grupo apresentou melhor performance, evidenciando a importância de capacitarmos o aluno a explorar os recursos visuais.

Palavras-chave


recursos visuais; letramento visual; ensinoaprendizagem de vocabulário; língua estrangeira

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)