A Representação do Mundo no Livro Didático de Inglês: Uma Abordagem Sócio-Discursiva

Rogério Tilio

Resumo


Buscando entender como livros didáticos para o ensino de inglês representam sócio-discursivamente o mundo e os contextos culturais, este artigo analisa 12 livros de ensino de inglês de 6 séries didáticas, nos níveis iniciante e intermediário. A análise mostrou que as escolhas dos tópicos e dos contextos culturais propiciam uma visão de mundo que pode induzir os alunos a adotar determinadas identidades que são apresentadas como certas, socialmente aceitas e legitimadas nos livros. Os resultados apontam para uma visão de mundo americanizada e europeizada em 8 dos 12 livros, sendo o status e a visibilidade determinantes de sucesso, tal como na sociedade pós-moderna.

Palavras-chave


livro didático;ensino de inglês;identidades;culturas

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)