Poesia Canadense e o Aluno Brasileiro: Quais São os Desafios?

Dilys Karen Rees

Resumo


Este artigo tem como foco a disciplina de poesia canadense que foi oferecida no curso de Letras/Inglês na Universidade Federal de Goiás. A discussão inicial apresentada neste artigo destaca os pontos que foram levados em consideração para formular o programa da disciplina. Na segunda parte do artigo, apresenta-se e discute-se a leitura que sete alunos fizeram de um poema da poetisa modernista Margaret Avison (Avison, 2005), no final da disciplina, apontando os acertos e as dificuldades na leitura construída pelos alunos. As opiniões dos alunos são analisadas usando a filosofia hermenêutica de Gadamer (2000) em termos do horizonte cultural em que o poema foi escrito como também o horizonte cultural dos alunos ao lerem a obra literária, levando em consideração o familiar e o estranho. Focaliza-se, também, o contraste sugerido por Widdowson (1992) de texto referencial e texto e leitura representacional.

Palavras-chave


literatura; ensino; língua estrangeira; poesia

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)