A Influência do Tamanho do Corpus de Referência da Obtenção de Palavras-chave Usando o Programa Computacional Wordsmith Tools

Tony Berber Sardinha

Resumo


Uma análise de palavras-chave por meio de WordSmith Tools permite a descoberta de itens lexicais de maior saliência, que normalmente revelam os principais conjuntos lexicais de um texto ou corpus. Tal análise requer um corpus de referência para ser comparado ao que o pesquisador deseja analisar (o corpus de estudo). Este trabalho apresenta um cálculo para determinação da influência do tamanho do corpus na quantidade de palavras-chave extraída pelo programa KeyWords. Os resultados indicam que um corpus de referência cujo tamanho seja cinco vezes maior do que o do corpus de estudo permite retirar uma quantidade de palavras-chave estatisticamente equivalente àquela de corpora maiores, o que sugere cinco vezes (maior do que o corpus de estudo) como sendo a ordem de magnitude mínima de um corpus de referência.

Palavras-chave


WordSmith Tools; palavras-chave; Lingüística de Corpus; tamanho do corpus de referência.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)