Instrução e Interação em Aulas em Forma de Palestras Pertencentes a um Corpus Norte-americano

Carmen Pérez-Llantada

Resumo


Com base no Michigan Corpus of Academic Spoken English, este artigo explora o comportamento pragmático de tags compostos por uma única palavra – uma característica do inglês conversacional – no discurso acadêmico. A análise indica que professores universitários utilizam tags dentro de padrões metadiscursivos textuais para guiar suas audiências e facilitar a compreensão. Além disso, os tags correlacionam-se a elementos metadiscursivos interpessoais típicos da conversação que auxiliam os palestrantes a adotar posturas, transmitir solidariedade e se socializar com seus alunos de graduação. A seção de conclusão relaciona a semiótica interpessoal das palestras às metas comunicativas da fala universitária e sugere a necessidade de se abordar a compreensão oral através da conscientização dos alunos em relação a gêneros como ações sociais.

Palavras-chave


análise de gênero, socioretórica, metadiscurso, compreensão oral.

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