Gêneros Textuais: Uma Proposta de Aplicação em Cursos de Inglês para Fins Específicos

Rosinda de Castro Guerra Ramos

Resumo


Este trabalho foi motivado por minha atuação em contextos de ensinoaprendizagem de Inglês para Fins Específicos, mais precisamente nas áreas de formação de professores e desenho de cursos, nas quais as idéias teóricas sobre gênero parecem encontrar um lugar propício para sua aplicação. Embora muito já tenha sido feito na área de descrição (Swales, 1990; Askehave & Swales, 2001; Bhatia, 1993; Martin, 1984, 2000; Eggins & Martin, 1997; Marcuschi, 2002, entre outros), pouco ainda foi feito na área de aplicação (Cristovão, 2002; Castro, 2003; Cardoso, 2003; Vian Jr, 2003). É, pois, buscando trazer uma contribuição para essa área que apresento, neste artigo, uma proposta pedagógica de implementação de gêneros em sala de aula. Primeiramente, comento o conceito de gênero que embasa esta proposta, bem como as metas e tipos de atividades consideradas. A seguir, apresento cada uma das três etapas sugeridas para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula, abordando os aspectos a serem explorados: conteúdos, seus porquês e exemplificações de possíveis atividades a serem desenvolvidas.

Palavras-chave


gêneros textuais; Abordagem Instrumental; ensinoaprendizagem de Línguas para Fins Específicos; ensino de gêneros.

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