Gêneros do Discurso no Processo de Ensino-aprendizagem de LE: A Construção do Conhecimento por meio do Discurso Internamente Persuasivo

Paula Tatianne Carréra Szundy

Resumo


Com base nas concepções bakhtinianas de gêneros do discurso, dialogismo, discurso autoritário, discurso internamente persuasivo e polifonia, o presente artigo propõe-se a discutir o processo de construção do conhecimento em uma interação professora-alunos decorrente de uma aula ministrada pela professora-pesquisadora em um curso de pósgraduação em língua inglesa em uma universidade na cidade de Taubaté, São Paulo. A fim de compreender o processo de construção do conhecimento nessa interação, concentraremos a análise em três focos: os gêneros do discurso que circulam na interação, a forma pela qual os enunciados da professora-pesquisadora e dos alunos se configuram no diálogo e as vozes presentes no discurso da professora.

Palavras-chave


gêneros do discurso; discurso persuasivo; interação; construção do conhecimento

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)