Um Exercício de Questionamento sobre o Processo de Reflexão Crítica Pautado pelos Princípios de Smith

Terezinha M. D. Biazi

Resumo


Este artigo apresenta um exercício de reflexão crítica que a pesquisadora desenvolveu com uma professora do ensino público, participante de um programa de educação continuada. O estudo concentra-se fundamentalmente em como a pesquisadora, por meio de questionamentos pautados pelas quatro formas de ação de reflexão crítica, desenvolvidas por Smith (1992), contribuiu para que a professora refletisse sobre sua própria prática. Os resultados demonstram que a qualidade do questionamento e o modo como foram conduzidos tais questionamentos tiveram um papel fundamental na implementação desse quadro teórico para a reflexão crítica.

Palavras-chave


exercício de reflexão crítica; teoria de Smith

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)