Múltipla escolha e procedimentos “cloze” em testes de leitura: o que eles realmente mensuram?

Miriam Sester Retorta

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de um estudo feito de julho de 1995 a agosto de 1996, com o objetivo de investigar quais são os processos mentais que um examinando atravessa quando submetindo a um teste de múltipla escolha e cloze. Vinte e três informantes– não nativos, mas proficientes na língua inglesa, responderam três testes de múltipla escolha e um teste cloze, e logo a seguir, escreveram um relatório como o processos que eles utilizaram para chegar a respostas corretas. Dois fluxogramas das estratégias utilizadas pelos examinandos para atingirem as respostas corretas foram desenvolvidas. Chegou-se a conclusão de que os examinandos não somente utilizaram estratégias de leitura, mas também se engajaram numa árdua e complexa tarefa de desenvolver outras estratégias para chegarem as respostas corretas.

Palavras-chave


testes, múltipla escolha, cloze, avaliação, estratégias de leitura e estratégias de testes

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)