El diagrama de cajas: desarrollo de estrategias integradas

Maria Edith Larenas S.M, Ninette Cartes Enriquez

Resumo


Esta pesquisa longitudinal – inserida na área de Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas – tem por objetivo elaborar um instrumento pedagógico de leitura (diagrama de caixas) que possibilite aos alunos hierarquizar as informações de um texto e posteriormente sintetizá-las. A pesquisa baseou-se em um pré-teste, no desenvolvimento de estratégias discursivas e na avaliação do desempenho do instrumento. Os dez sujeitos focais – escolhidos ao acaso – são hispano-falantes e alunos do curso de espanhol como língua materna. Após a utilização do instrumento, os sujeitos, trabalhando em pares, foram capazes de compreender, redigir e verbalizar textos de diferentes tipos, além de desenvolver estratégias de leitura integradas. Os resultados estatísticos demonstraram que há diferenças significativas entre os sujeitos que trabalharam com o Diagrama de Caixas e os que seguiram o sistema tradicional.

Palavras-chave


Estratégias de leitura; diagrama de caixas; espanhol como língua materna.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)