Desenvolvendo Mecanismos de Foco na Forma através da Interação na Sala de Aula de Língua Estrangeira

Gloria Gil

Resumo


O objetivo principal deste trabalho é mostrar algumas formas através das quais mecanismos de consciência lingüística podem ser desenvolvidos através da interação em sala de aula. Acredita-se que as tarefas pedagógicas com foco na forma em ambientes comunicativos sejam capazes de desenvolver nos aprendizes alguns tipos de mecanismo de foco na forma, tais como notar (Batstone, 1994; Schmidt, 1990, 1995), criar hipóteses (Schmidt, 1995) e manipular a língua-alvo (Batstone, 1994). Este trabalho busca, em primeiro lugar, mostrar os diferentes significados do termo foco na forma. Num segundo momento, descreve a abordagem metodológica e o contexto. Finalmente, olha para vários excertos de discurso de sala de aula com o intuito de analisar de que forma os mecanismos de foco na forma podem se desenvolver através da interação.

Palavras-chave


foco na forma; interação; sala de língua estrangeira; mecanismos de foco na forma

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)