Escolhas lingüísticas em dois artigos de pesquisa na área de física: um estudo sobre o desenvolvimento de um autor

Ann Montemayor-Borsinger

Resumo


Este estudo busca identificar elementos lingüísticos que poderiam auxiliar a compreensão do processo pelo qual cientistas, que já estão familiarizados com as convenções do artigo de pesquisa, desenvolvem-se como autores. O artigo focaliza as escolhas realizadas no Tema, identificado como elementos que ocorrem em posição inicial na oração, e compara dois artigos publicados na Physical Review B pela Sociedade Americana de Física. Os artigos são o primeiro e o último de uma série de cinco artigos escritos pelo mesmo pesquisador a respeito do mesmo problema na área de física. O estudo também apresenta entrevistas realizadas com o autor e com outros físicos que indicam aspectos nos quais os artigos diferenciam-se. O método de análise dos textos utiliza uma formulação de Tema que inclui o Sujeito como um elemento obrigatório. A análise, utilizando taxonomias propostas por Davies (1988 & 1997) e Gosden (1993 & 1996), sugere que os elementos presentes no Tema podem ser manipulados pelos escritores não apenas para organizar sua mensagem, mas também, e o que é mais importante, para avaliar sua pesquisa e negociar com o leitor. Os resultados da análise e as entrevistas mostram uma tendência para uma maior presença do autor à medida que sua experiência em comunicação científica aumenta.

Palavras-chave


sujeito; tema; desenvolvimento da autoria; artigos de pesquisa

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