A Construção Conceptual do Processo de Interação na Sala de Aula de Língua Estrangeira

Heliana Mello, Deise Dutra

Resumo


Neste artigo descrevemos e discutimos dados obtidos através de um projeto de pesquisa enfocando a prática reflexiva de professores de inglês em formação (Dutra & Mello, 2001). Em nossa análise adotamos uma perspectiva comparativa entre os esquemas conceptuais dos professores e alunos, resultantes de análises de seus discursos, coletados através de sessões reflexivas de visionamento e questionários. As conclusões a que chegamos indicam que se houver, efetivamente, uma construção coletiva dos papéis desempenhados no ambiente da sala de aula, o processo de aprendizado de língua estrangeira/segunda língua (LE/L2)1 será mais bem-sucedido.

Palavras-chave


interação; conceptualização; língua estrangeira; sala de aula; Lingüística Cognitiva

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)