Atenção: Viver É Prejudicial à Saúde

Maria José Machado

Resumo


Este artigo tem a finalidade de analisar as estratégias de linguagem usadas por uma empresa multinacional do ramo de tabaco com o objetivo de legitimar o seu produto – o cigarro, que é estigmatizado pela sociedade – e de apresentar uma boa imagem ao público em geral. O objeto de análise é um artigo publicado no seu jornal interno dirigido aos funcionários, mas com uma circulação bem mais ampla. A linha teórica é a da Análise do Discurso de linha francesa e as categorias de análise são a intertextualidade (Maingueneau, 1987) e o subentendido (Ducrot, 1984).

Palavras-chave


análise do discurso; jornal interno; estratégias de linguagem; intertextualidade

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)