Looking Back into an Action-Research Project: Teaching/Learning to Reflect on the Language Classroom

Luiz Paulo da Moita Lopes, Alice Maria da Fonseca Freire

Resumo


Este trabalho focaliza uma prática de pesquisa-ação nas salas de aula de línguas da rede municipal do Rio de Janeiro. Apresenta a demanda que a motivou e as linhas teóricas gerais que orientam a pesquisa-ação como reflexão empreendida pelos participantes de uma prática social sobre a mesma. A seguir, relata o plano geral do projeto, envolvendo o contexto da pesquisa, duração e os passos que o concretizaram. Ao concluir, são apontados os fatores positivos e os negativos do projeto, levantados com base em dados oriundos de gravação em áudio dos grupos de discussão dos participantes, questionários abertos e da análise dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos.

Palavras-chave


pesquisa-ação; projeto; avaliação; professores de línguas

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)