Arts-Based Inquiry and Teacher Reflection: a Teacher Institute (LAEL, PUC-SP)

C. T. Patrick Diamond

Resumo


O Programa de Estudos Pós-Graduados em LAEL da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desenvolveu um curso de três semanas sobre "Formação de professor e reflexão" em 1997. Este curso foi fundamentado em princípios específicos da pesquisa qualitativa baseada em arte e do desenvolvimento de professores. As estratégias textuais e alegóricas que foram utilizadas para despertar a conscientização do professor sobre a sua própria prática incluíram: auto-caracterização profissional; consideração de diferentes aspectos do eu-professor; mapeamento do desenvolvimento da carreira de professor (de forma extensiva, usando linhas de tempo e, de forma intensiva, usando river roads e snake trails); além de autobiografia e criação de metáforas. Essas atividades e questionamentos possibilitaram aos participantes a reflexão sobre o tipo de professor que eram, o tipo de professor que queriam se tornar e o tipo de professor que receavam ser como aspectos cruciais de um eu-professor em desenvolvimento. Moldando o desenvolvimento como multiplicação do eu permitiu que cobranças do narcisismo e de inadequação (o crítico interior) fossem satisfeitas. Ao nos olharmos como professores adquirimos, nesse ato, uma segunda visão. Como professores-pesquisadores, obrigamo-nos à autoreflexão, uma vez que ao nos olharmos, nos damos conta da maneira que ensinamos a partir de novos prismas.

Palavras-chave


desenvolvimento do professor; narrativa; pesquisa baseada em arte

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)