Imagery interchange in John Patrick Shanley’s Doubt, a parable

Autores

  • Sandra Sirangelo Maggio UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Valter Henrique Fritsch UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Palavras-chave:

John Patrick Shanley, Doubt, a Parable, Teatro NorteAmericano Contemporâneo, Estudos do Imaginário

Resumo

A peça Doubt, a Parable (2004) de John Patrick Shanley revisita o mundo que ele conheceu quando criança – o bairro do Bronx dos anos 1960. A história se desenrola em uma comunidade escolar católica ítalo-irlandesa e o enredo diz respeito a uma dúvida – que se transforma em crença – por parte de uma das personagens, Irmã Aloysius, a diretora da escola. Ela acredita que o Padre Flynn esteja molestando sexualmente o único aluno negro da escola. A peça é uma construção em aberto, que permite a cada leitor/expectador construir sua própria interpretação dos fatos. Além de ser o autor da peça, Shanley também transformou seu texto teatral em roteiro para cinema, e atuou como produtor da peça e roteirista e diretor do filme Dúvida, de 2008. Neste ensaio examinamos as estratégias utilizadas por Shanley para manter a possibilidade de interpretação aberta quando ele traduz sua obra para mídias diferentes – na página e no cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Sirangelo Maggio, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Professora Associada UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Letras – Departamento de Línguas Modernas – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil - Cep 91540-000

Valter Henrique Fritsch, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Possui Graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela UFRGS e está cursando o Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa no PPG da UFRGS. Atua como professor colaborador (doutorando-bolsista CAPES/PAG/REUNI) no curso de Graduação em Letras/UFRGS e em cursos de Língua Inglesa em nível avançado, Literatura e Cultura Inglesa e Ensino de Literatura Inglesa por intermédio do Programa de Apoio à Graduação (PAG) do Instituto de Letras/Setor de Inglês/UFRGS. Atua na área da Literatura, com ênfase em Literaturas de Expressão Inglesa, Estudos do Imaginário, Estudos de Mito e Literatura e Teorias da Encenação, principalmente nos seguintes temas: O Romance de Fantasia, Teatro Norte-Americano Contemporâneo, O Romance Vitoriano e O Romance no Palco. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, onde utiliza o nome artístico Walter Netto. Atuou e dirigiu espetáculos teatrais em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul, com ênfase na dramaturgia infantil. Clownfusão, As Aventuras do Super Espantalho contra o Dr Corvo e Pão e Circo são alguns dos espetáculos que integrou. Atua ainda como professor de Língua Inglesa em diferentes segmentos, como cursos de idiomas e escolas, no ensino fundamental e médio.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Maggio, S. S., & Fritsch, V. H. (2013). Imagery interchange in John Patrick Shanley’s Doubt, a parable. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (10), 153–169. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/13397

Edição

Seção

Artigos