Arte, história e literatura em diálogo: uma análise da obra Moça com brinco de pérola, de Tracy Chevalier

Autores

  • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA.
  • Thiago Alves Valente

Palavras-chave:

Dialogia, Artes Plásticas, Ficção, História, Leitor Implícito

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar uma análise da obra Moça com brinco de pérola (2002), de Tracy Chevalier (1962-) a partir da relação dialógica entre, pelo menos, três elementos: a ficção, os dados históricos e as telas do pintor Johannes Vermeer (1632 - 1675). Com aporte teórico da Estética da Recepção, busca-se compreender a apropriação de elementos históricos e biográficos como determinantes do horizonte emancipatório da protagonista, Griet, cujo percurso de formação, seu Bildung, dá-se em meio à iniciação à arte da pintura: primeiro com o pai, depois, na figura histórica ficcionalizada de Vermeer, reconhecido como um dos mais importantes artistas de seu tempo. Busca-se, ainda, observar como se estabelece na obra a comunicação com o leitor implícito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA.

Doutora em Literatura e Vida Social pela UNESP, campus de Assis – SP. Professora no Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – IMESA/FEMA – Assis, SP, Brasil, eagrf@femanet.com.br. Membro do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (UENP-CCP) e Leitura e Literatura na Escola (UNESP-Assis).

Thiago Alves Valente

Doutor em Literatura e Vida Social pela UNESP, campus de Assis – SP. Professor na Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – Cornélio Procópio, PR, Brasil, kantav2005@gmail.com. Membro do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (UENP-CCP) e Leitura e Literatura na Escola (UNESP-Assis).

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Ferreira, E. A. G. R., & Valente, T. A. (2013). Arte, história e literatura em diálogo: uma análise da obra Moça com brinco de pérola, de Tracy Chevalier. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (10), 79–95. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/14636

Edição

Seção

Artigos