Ensino de literatura afro-americana no curso de Letras: uma análise dialógica de Still I rise de Maya Angelou

Autores

  • Orison Marden Bandeira de Melo Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Josiene de Melo Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Análise dialógica do discurso, Literatura afro-americana, Curso de Letras

Resumo

Este artigo teve o objetivo de contribuir para as discussões sobre o ensino de literatura e, em especial, o ensino de literatura afro-americana. Para tal, por meio da assunção da Análise Dialógica do Discurso (ADD) como viés teórico para a análise de textos literários e para o ensino de literatura em língua inglesa, buscamos mostrar as implicações práticas desse posicionamente teórico-metodológico, a saber: (i) o estudo a partir do texto literário, que busca difusão social; (ii) o estudo do texto literário em seu original em inglês e (iii) o diálogo entre os elementos verbais e extraverbais, exigindo uma mobilização de grande material. Por meio da análise do poema Still I rise, de Maya Angelou, percebemos que não só a analista articulou os elementos internos e externos do texto, em constante diálogo, como também apropriou-se da própria teoria, permitindo uma análise fluida do poema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professor de Literatura em Língua inglesa da Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE. Licenciado em Letras - Português/Inglês, mestre em Literatura e crítica literária (LCL - PUCSP) e doutor em Linguística aplicada e estudos da linguagem (LAEL - PUCSP)

Josiene de Melo Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Aluna de graduação do curso de Letras da Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Melo Júnior, O. M. B. de, & Silva, J. de M. (2015). Ensino de literatura afro-americana no curso de Letras: uma análise dialógica de Still I rise de Maya Angelou. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (14), 90–110. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22138

Edição

Seção

Artigos