Distração: atitude heroica diante da metrópole

Autores

  • Rafael Zacca Fernandes Pontifícia Universidade Católica - RJ

Palavras-chave:

Poesia contemporânea, Distração, Filosofia da arte, Partilha do sensível, Forma interna

Resumo

A propósito da distração como ethos heroico na modernidade, analiso: as mudanças perceptivas ocasionadas pelo avanço das forças produtivas no capitalismo; e a consequente captação dessa mudança por 4 poetas contemporâneos, a saber, Liv Lagerblad, Heyk Pimenta, Alberto Pucheu e Eucanaã Ferraz. Cada um destes poetas traz a distração não tanto como tema de seus poemas, mas sim como aquilo que Walter Benjamin classificou como forma interna. Em todos os casos, a distração aparece como força poética diante do perigo de aniquilamento nas grandes cidades. Essa reflexão serve de base para outra, ainda, a propósito da relação dos modos de fazer poéticos com a política, pensando com Jacques Rancière a sua tomada de posição na “partilha do sensível”. Por fim, uma retomada de Baudelaire, mestre da distração, se configura como inevitável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Zacca Fernandes, Pontifícia Universidade Católica - RJ

É doutorando em filosofia pela PUC-RJ (CNPq). Possui gradução em História pela UFF, onde também cursou o mestrado em Filosofia. É membro do corpo editorial da Revista Chão e integrante do Núcleo de Estudos da Cultura no Capitalismo Contemporâneo (UFF). Publicou algumas críticas em revistas acadêmicas e em veículos de massa, como o Jornal Rascunho e a Carta Capital. Publicou o livro de poemas Rafael Zacca | Coleção Kraft (Ed. Cozinha Experimental, 2015). Articula, com outros poetas, a Oficina Experimental de Poesia, no Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-07-11

Como Citar

Fernandes, R. Z. (2016). Distração: atitude heroica diante da metrópole. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (16), 4–22. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/26371

Edição

Seção

Artigos