A Leitura como «máquina de fazer sentir» Contos de Cães e Maus Lobos de Valter Hugo Mãe

Autores

  • Emanuel Guerreiro Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve - Portugal

Palavras-chave:

Estudos Literários

Resumo

Este estudo pretende reflectir sobre o acto de leitura, tendo por base dois contos de Valter Hugo Mãe, publicados na obra Contos de Cães e Maus Lobos («O rapaz que habitava os livros» e «Bibliotecas»), onde LER se assume como experiência de aprendizagem pelos sentidos e pelos sentimentos e, simultaneamente, de abertura do olhar para (a construção de) novos mundos.

PALAVRAS-CHAVE: Autor; Leitor; Leitura; Livro; Memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emanuel Guerreiro, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve - Portugal

Mestrado em Literatura – Especialização em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2008), com a classificação final de Muito Bom, por unanimidade, pela dissertação «A Ideia da Morte nos Sonetos de Antero de Quental».

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses (Ramo Científico) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1993), com a informação final de quinze valores, qualificação de Bom.

Professor de Português e de História e Geografia de Portugal no Ensino Básico e Secundário (desde 1995).

Estudos publicados em várias revistas literárias em Portugal e no Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Guerreiro, E. (2016). A Leitura como «máquina de fazer sentir» Contos de Cães e Maus Lobos de Valter Hugo Mãe. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (17), 188–196. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/26521

Edição

Seção

Ensaios Literários