A escrita de apropriação no contexto da pós-produção

Autores

  • Leonardo Nabuco Villa-Forte PUC-RJ

Palavras-chave:

Apropriação, autoria, montagem, literatura, arte.

Resumo

Cada vez surgem mais trabalhos de texto criados não a partir da escrita de mão própria de um autor, mas da apropriação que este autor faz a partir de trechos ou até conteúdos inteiros de obras alheias ou outras fontes, como transmissões radiofônicas e edições de jornal. Em 2007, o crítico e curador francês Nicolas Bourriaud propôs a ideia de “pós-produção” para aglutinar obras de arte feitas seguindo o procedimento do ready-made. Em 2011, Kenneth Goldsmith, poeta, artista e professor norte-americano da Universidade da Pensilvânia, lançou o conceito de “escrita não-criativa”, transportando uma ideia semelhante para o meio textual. Com essas bases, verificaremos para onde tais práticas apontam e como podemos pensá-las no contexto mais amplo do contemporâneo, em diálogo com a Internet e a avassaladora quantidade de informação que dispõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Nabuco Villa-Forte, PUC-RJ

Nascido no Rio de Janeiro em 1985. Pesquisador, professor, editor, escritor e artista, graduou-se em Psicologia pela UFRJ, com intercâmbio na Facultad de Filología na Universidad de Salamanca, quando desenvolveu Pesquisa na área de Psicologia, Comunicação e Novas Mídias. Autor do livro de contos O explicador e do romance O princípio de ver histórias em todo lugar, da série de colagens MixLit e da intervenção urbana Paginário. Participou de diversos eventos e encontros na área de literatura e artes e realizou oficinas e palestras envolvendo as mesmas. Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-RJ, com dissertação intitulada "Escrever sem escrever: a literatura de apropriação", aprovada com máximo grau pela banca de avaliação do Departamento de Letras PUC-RJ.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Villa-Forte, L. N. (2016). A escrita de apropriação no contexto da pós-produção. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (17), 281–295. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/26942

Edição

Seção

Ensaios Literários