Versiprosa, de Carlos Drummond de Andrade: Crônicas-Poemas, Gênero Híbrido?

Autores

  • Sônia Pereira Dias
  • Ilca Vieira de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES.

Palavras-chave:

Versiprosa, Crônica, Poesia, Gênero híbrido, Carlos Drummond de Andrade

Resumo

Este estudo aborda, em especial, as produções poéticas do livro Versiprosa (1967), que reúne crônicas escritas por Drummond para os jornais cariocas Correio da Manhã e Jornal do Brasil, e para a revista Mundo Ilustrado. Essa obra abarca 102 crônicas, escritas entre 1954 e 1970. Compreendemos que Carlos Drummond de Andrade destacou-se no meio literário e jornalístico como poeta e como cronista, estreitando os limites entre os gêneros: crônica e poesia. A sua escrita revela, por meio de uma linguagem peculiar e multifacetada, os conflitos que se verificam no contexto sócio-histórico e cultural em que viveu, permitindo que algumas de suas poesias evidenciassem esse conflito entre o “eu” e o mundo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ilca Vieira de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES.

Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Letras Literatura Brasileira, Departamento de Comunicação e Letras, Montes Claros, MG, Brasil, 39.400.470. Bolsista da CAPES (Processo BEX 2802/15-5) na modalidade Estágio Sênior no Exterior, na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, França.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Dias, S. P., & de Oliveira, I. V. (2016). Versiprosa, de Carlos Drummond de Andrade: Crônicas-Poemas, Gênero Híbrido?. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (17), 262–280. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/26967

Edição

Seção

Ensaios Literários