Uma ecologia de dragões

Autores

  • Giovanna Chinellato Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Ricardo Gaiotto de Moraes Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21p247-264

Palavras-chave:

Dragões, Ecocrítica e Literatura, Natureza, Fantasia

Resumo

O dragão sobrevoa a humanidade desde a Idade Antiga, ele faz parte de mitos e histórias do Ocidente e Oriente, Antigo e Novo Mundos, rastejou pela cultura de sociedades que supostamente nunca se encontraram, da asteca à chinesa, da nórdica à hinduísta. Para Smith (1919, loc 1980), o dragão vem refletindo os medos e aspirações da humanidade por mais de cinquenta séculos, pois desenvolveu-se com a própria civilização. Este artigo analisa a representação de dragões notáveis de diversos períodos e observa que existe um paralelo entre o imaginário acerca dos dragões e a relação do homem com a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovanna Chinellato, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialização em Tradução - Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente pesquisa tradução, literatura infantojuvenil e ecocrítica. Coordenadora do projeto social Escalando o Pé de Feijão do Instituto Fazenda Sâo Pedro de incentivo à leitura em áreas rurais.

Ricardo Gaiotto de Moraes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente permanente do programa de mestrado em Linguagens, Mídia e Artes, e da Faculdade de Letras, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui doutorado (2014) e mestrado em Teoria e História Literária (2007), e licenciatura e bacharelado em Letras, pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira; modernismo brasileiro; crítica literária; arquivo/memória; jornais e revistas literárias.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Chinellato, G., & Moraes, R. G. de. (2018). Uma ecologia de dragões. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (21), 247–264. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21p247-264

Edição

Seção

Ensaios Literários