Os escritores que não queriam inventar

Autores

  • Camilo Gomide Cavalcanti Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21p92-108

Palavras-chave:

Autoficção, Real, Sinceridade, Julián Fuks, Karl Ove Knausgård.

Resumo

Existe em determinada vertente da literatura contemporânea um desejo manifesto por relatos que se aproximem do real e se distanciam de fórmulas e artifícios tradicionais da ficção, como enredo, clímax e resolução. Dentro dessa tendência, as autoficções, escritas autobiográficas, surgiram como uma possibilidade de expressão legítima da realidade e de uma certa noção de verdade. Essa perspectiva vai de encontro com um amplo entendimento, consolidado em diferentes frentes das ciências, de que é impossível a um sujeito expressar algo como a verdade dos fatos. Mesmo assim, o testemunho aparece na literatura como uma fonte de sinceridade, ainda mais autêntica que os discursos documentais. Este artigo analisa como essa questão é desenvolvida nas obras de dois escritores, A resistência, do brasileiro Julián Fuks, e Minha Luta, do norueguês Karl Ove Knausgård, que partem do desconforto com a fabulação e o compromisso com a realidade para a criação de um romance. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camilo Gomide Cavalcanti Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Critica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Cavalcanti Silva, C. G. (2018). Os escritores que não queriam inventar. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (21), 92–108. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21p92-108

Edição

Seção

Artigos