Alteridade

Autores

  • Alipio Márcio Dias Casali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21p4-21

Palavras-chave:

Alteridade, Exterioridade, Outro, Identidade

Resumo

RESUMO

O presente texto se propõe a articular algumas das principais referências teóricas sobre o tema da Alteridade, com apoio no conceito de Exterioridade de Emanuel Lévinas. Num primeiro movimento são recolhidos alguns dos principais registros históricos de tradições e sistemas político-culturais do Ocidente que impliquem a relação de Alteridade. Nesse percurso, busca-se explicitar a presença das matrizes do humanismo helênico (o Outro como o visto) e humanismo semita o (o Outro como o ouvido). Em seguida o tema da Alteridade é confrontado com o da Identidade, dada a inerente reciprocidade de ambos. No movimento seguinte, trata-se de submeter a premissa de transcendentalidade da Alteridade às determinações biológicas do modo de funcionamento do cérebro, que a processa como reações químicas e eletromagnéticas. O texto conclui com algumas referências acerca da Exterioridade do Outro no cotidiano, em suas posições na política, na erótica, na pedagógica e na amizade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alipio Márcio Dias Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Graduado em Filosofia, Mestre em Filosofia da Educação (PUC-SP, 1979), Doutor em Educação (PUC-SP, 1989), Pós-Doutor em Educação (Universidade de Paris 8, 1995), Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC-SP, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP. Linhas de pesquisa: Currículo, Conhecimento, Cultura, Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Casali, A. M. D. (2018). Alteridade. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (21), 04–21. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21p4-21

Edição

Seção

Artigos