MTV: a remediação da rádio FM na construção de um canal musical de televisão

Autores

  • Ariane Diniz Holzbach Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

MTV, televisão a cabo, rádio FM, videoclipe

Resumo

A MTV tem sido frequentemente descrita como uma emissora pós-moderna, tendo em vista o caráter fragmentado de sua programação e a ruptura com a modernidade clássica que isso significaria. Alternativamente, este artigo sugere que a MTV deve ser entendida no contexto do advento dos canais segmentados da televisão a cabo - e neste sentido apresenta significativos pontos em comum com outros canais, como Cartoon Network, CNN e HBO. Em particular, sustenta que a MTV construiu a sua identidade específica como um canal musical através de uma remediação dos modelos e formatos das rádios FM.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariane Diniz Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestre em Comunicação pela UFF e graduada em Jornalismo pela UFPE. Atualmente é professora e coordenadora adjunta de Jornalismo das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), professora da Universidade Gama Filho e editora-chefe do Clipestesia (http://clipestesia.com.br/). Sua tese de doutorado visa compreender o nascimento do videoclipe como gênero televisivo e o papel da MTV nesse processo.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Artigos | Articles