<b>Sobre a comunicação político-partidária na Internet: um estudo dos informativos digitais do PT e do PSDB</b>

Autores

  • Francisco Paulo Jamil Almeida Marques

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar como os partidos políticos brasileiros vêm empregando os informativos por correio eletrônico, cuja intenção é fornecer subsídios para a formação de opinião dos cidadãos com acesso à Internet. Procurouse avaliar em que termos vêm se manifestando a caracterização do governo Lula, tomando como estudo de caso a disputa política em torno da aprovação da Medida Provisória número 232, em informativos digitais de dois partidos: o Diário Tucano, tribuna das lideranças do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira); e o Informes PT, produzido pelas lideranças do Partido dos Trabalhadores. Em determinados momentos, a disputa argumentativa se estende das tribunas das casas legislativas ao espaço público mais facilmente acessível por meio da rede mundial de computadores. Através do exame dos informativos acima referidos, procurouse analisar em que medida os dois principais partidos brasileiros empregam a Internet como mais um instrumento na concorrência pelo voto e apoio dos cidadãos. Concluiu-se que os meios de comunicação convencionais ainda recebem maior parcela de atenção e investimento por parte dos consultores e das agremiações. Os produtores de conteúdo político-partidário para a Internet parecem ainda se prender a uma lógica unidirecional de informações e fomento do debate político, não obstante a capacidade dialógica oferecida. Palavras-chave: Internet; comunicação; democracia; partidos políticos Abstract Political party communications on the Internet: a study of the digital newsletters of the PT and the PSDB – The purpose of this work is to evaluate how Brazilian political parties use their newsletters distributed by e-mail, which are intended to provide opinion-forming information for citizens with access to the Internet. The main question here is how President Luís Inácio Lula da Silva’s administration is characterized in two specific newsletters: the first, called Informes PT, produced by the leadership of the Partido dos Trabalhadores (Workers’ Party) in the Chamber of Deputies; the second, called Diário Tucano, published by the leadership of the PSDB (Brazilian Social Democratic Party), which opposes President Lula’s administration in Congress. At certain points, the argumentative dispute about certain issues extends beyond the floor of Congress, reaching the Internet through party websites and newsletters. The news and opinions set forth in the aforementioned newsletters is analyzed to ascertain to what extent these two main Brazilian parties use the Internet as another instrument to compete for citizens’ votes and political support. The main conclusion is that the conventional media (such as radio and television) still receives the major portion of attention and investment by Brazilian parties and their media consultants, who have yet to learn how to deal with a medium that can provide more interactive opportunities for political participation and discussion. Key words: Internet; communication; democracy; political parties

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Publicado

2007-07-11

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Artigos | Articles